Aromatização de Lojas

Faz parte da rotina do empreendedor testar diferentes elementos de marketing para manter e aumentar o faturamento. Principalmente com a atual situação econômica, é necessário usar todos os recursos disponíveis para encantar e fidelizar os clientes no ponto de venda.

Aromatização de Lojas - Influência no Comportamento dos Consumidores

Influência no Comportamento dos Consumidores

Para prospectar mais consumidores potenciais à loja, existem diversas estratégias de propaganda, como anúncios na mídia tradicional e na digital, ofertas e promoções especiais, exposição dos produtos de forma mais atrativa na vitrine, entre outras.

Mas quando o consumidor está no ponto de venda, outras estratégias são necessárias para estimular a compra e também promover a fidelização deste cliente. Um bom atendimento continua sendo um fator muito importante, no entanto, já podemos contar com diversas outras formas de envolver os clientes. Uma delas é a aromatização do ambiente, aromatização de lojas, que vamos conhecer melhor agora.

A aromatização e o seu efeito nos consumidores

Aromatização de Lojas - Influência no Comportamento dos Consumidores

Aromatização Profissional – Serviço

Esse assunto foi explorado na Tese de Doutorado de Magali Colconi Carrijo, em 2014, quando a autora estudou o comportamento de consumidores em duas situações sobre a aromatização de lojas: sem e com aromatização do ambiente em uma loja de shopping.

A pesquisa que gerou esta tese concluiu que a aromatização de lojas influencia o comportamento dos consumidores. Realizada principalmente com mulheres entre 30 e 39 anos, de classe social A2 e B1, foi conduzida através dos seguintes procedimentos:

O total de visitantes na loja foi registrado por uma semana, sem nenhuma aromatização do ambiente. Na semana seguinte, a loja foi aromatizada e foram realizadas entrevistas com os visitantes, para comparar as duas situações.

Durante a entrevista quase 90 % dos visitantes percebeu que havia aromatização de loja do ambiente, e eles relataram uma sensação de prazer associado ao aroma. E 80% dos que sentiram o aroma acharam que ele influenciou a compra.

Com base na conclusão desta tese e levando em consideração o investimento relativamente pequeno para aromatizar um ambiente de loja, podemos perceber que a aromatização do ponto de venda é uma estratégia de marketing que vale a pena.

Usando a aromatização de ambiente para vender mais

Aromatização de Lojas - Influência no Comportamento dos Consumidores

A localização de uma loja é um fator que influencia a possibilidade de compra, não só pela facilidade de acesso, mas também pelo ambiente que ela está inserida. As ruas comerciais sofrem a influência de odores da rua, como o do escapamento de veículos ou pela proximidade com restaurantes, casas de carne, oficinas mecânicas, postos de combustíveis e outros.

Até mesmo os ambientes mais fechados, como das lojas em shopping podem sofrer algumas influências externas, como no caso de estabelecimentos comerciais situados ao lado da praça de alimentação.
A aromatização de ambientes atua como uma solução para essas situações, fazendo com que o cliente, ao entrar na sua loja, abandone por alguns instantes o ambiente externo, concentrando-se no seu produto.

Existem à disposição diversos sistemas de aromatização de ambientes, que atendem desde pequenos ambientes, como banheiros, até grandes salões, utilizados como loja ou para realização de eventos.

A variedade de aromas também atende a todas as necessidades. Podem ser usados desde aromas florais, frutais, perfumes, ou até mesmo podemos elaborar uma fragrância exclusiva para a sua marca, fazendo o cliente se lembrar da sua loja sempre que sentir o aroma.

Você, que possui uma loja, está agora diante da possibilidade de usar a aromatização de ambientes para aumentar consideravelmente as suas vendas. Venha comprovar que o investimento para realizar a aromatização do ambiente em sua loja gera resultados rapidamente e de forma constante.

Você já usa a aromatização do ambiente na sua loja? Então, compartilhe conosco os seus resultados, deixando o seu comentário.

Aromatização de Lojas – Influência no Comportamento dos Consumidores
5 (100%) 2704 votos
Siga-me

Cibele Paiva

Diretora de Expansão em La Belle Scens - LBSC
Executa a área corporativa, contagia seus clientes com seu otimismo e companheirismo.
Siga-me
Por favor acompanhe-nos:
1023
About Cibele Paiva

Executa a área corporativa, contagia seus clientes com seu otimismo e companheirismo.

Entre em Contato com a Aromatização Profissional