Marketing Sensorial

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O que é o Marketing Sensorial? MKT Sensorial…

Desde quando abrimos os olhos em nossos primeiros segundos de vida passamos a utilizar alguns de nossos sentidos para identificarmos o que nos traz segurança e conforto. Com o passar do tempo, ano a ano vamos nos adaptando a utilizar os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) de maneira mais apurada. Estes sentidos são, sensorialmente muitas vezes, responsáveis por algumas de nossas decisões. Estas podem estar relacionadas tanto ao consumo quanto à necessidade de segurança por onde andar, para onde ir e como se preparar para se dirigir a qualquer lugar, caso chova ou faça sol e assim por diante.

O Marketing Sensorial é mais uma das maravilhosas estratégias de marketing que analisa o comportamento do cliente e suas emoções e visa criar um vínculo emocional entre o produto ou serviço e o consumidor.

Esta estratégia é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais o espaço no ponto de venda, centralizando os esforços na transformação da experiência de consumo em uma atividade envolvente e marcante. Assim, fazer com que um restaurante de alimentação natural tenha essências que exalam odor de matas, músicas com som de cascatas, etc, com certeza será um meio de unir a harmonia de um ambiente agradável ao sabor de alimentos naturais ou vegetarianos, por exemplo.

O Marketing Sensorial não exige um investimento muito alto e dá resultados práticos a curto prazo, além de personalizar a experiência da compra, destacando o estabelecimento junto ao consumidor.

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Como utilizar melhor o Marketing Sensorial?

Nos da La Belle Scens separamos algumas formas para otimizar seus resultados atentando-se aos pequenos detalhes que fazem grandes diferenças.

Visão: Cuidado com o excesso de cores e imagens. Evite poluição visual. O produto deve ter destaque sem que as muitas mensagens venham a confundir o seu público-alvo. O estabelecimento deve escolher cores que identifiquem sua ideologia. Marketing Sensorial 1

Audição: Músicas devem ser adequadas aos ambientes. Em lugares mais agitados a música alta pode vir a atrapalhar. Escritórios, lojas e supermercados devem dispor de uma “rádio” interna própria, selecionando o tipo de música que envolva o ambiente ou então manter a sintonia em uma rádio que toque músicas que se identifiquem com o perfil dos clientes, num volume ideal ao seu público. Não se coloca, por exemplo, um Heavy Metal em um restaurante italiano no horário do almoço. Marketing Sensorial 2

Tato: O consumidor brasileiro tem o hábito de “observar” com as mãos. Deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma grande oportunidade de agradáveis experiências aos consumidores e novos negócios para a empresa. Marketing Sensorial 3

Paladar: Este sempre foi o conquistador de todos. Há até o ditado: “conquistou o marido pelo estômago”. Oferecer ao cliente agrados como chocolates, balas ou outras guloseimas que agreguem além do sabor, características visuais e olfativas, poderá tornar a experiência de compra inesquecível bem como satisfazer o cliente pelo fato de ter ganho um brinde. Marketing Sensorial 4

Olfato: Nosso favorito, as essências podem ser utilizadas e devem ser para personalizar o ambiente. É necessário apenas ter cautela quanto ao exagero da quantidade ou excesso de essências distintas em um mesmo ambiente. Temos todo o cuidado para personalizar sua marca com responsabilidade. Auxiliando assim na decisão de seu cliente, dando segurança na compra. Marketing Sensorial 5

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Como usar o Marketing Sensorial no setor de eventos e feiras?

Neste universo dos eventos, feiras de exposição, shows e festas em geral leva vantagem por  possuir meios de aplicar essa estratégia com uma maior eficiência.

Lembre de um estande tradicional, sua estrutura muito bem elaborada, um projeto de design harmonioso e com destaque invejável. Podemos afirmar com certa categoria de que isso irá atrair o seu visitante e potencial investidor ou cliente.

Mas no mundo moderno, hoje estamos na era da interação do contato. E este é um dos fatores mais importantes para o relacionamento de pessoas com o seu produto ou serviço oferecido.

Agora pense no modelo, citado acima, possibilitar ao visitante a oportunidade de total interação com o ambiente. Envolva-o pelo cheiro, encante-o com música e quando possível conquiste-o também pelo paladar. Faça com que o simples entrar no seu estande seja para ele um outro universo: o da possibilidade de sucesso com maior concentração. Faça com que ele se esqueça de tudo e pense apenas no que sua marca tem a oferecer naquele momento.

Agências de eventos têm nas mãos tecnologias e alternativas sustentáveis para realizar com criatividade o trabalho de expor não apenas produtos e serviços, mas experiências inesquecíveis que podem gerar negócios de grande valor a todos.

Identifique em seu estabelecimento quais os artifícios estratégicos do marketing sensorial que você pode utilizar e potencialize seus resultados.

Nos podemos lhe ajudar e vamos! com nosso Marketing Olfativo e Marketing Sensorial

Agregue valor aos seus produtos e serviços criando uma experiência inesquecível aos seus clientes, e boas vendas!

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