R. Gregório Fonseca, 57 - 55 - Santo André-SP 11 94006-6070 11 4438-3129

ESTUDOS TENTAM EXPLICAR POR QUE O AROMA

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre:

ESTUDOS TENTAM EXPLICAR POR QUE O AROMA

ESTUDOS TENTAM EXPLICAR POR QUE O AROMA DA CHUVA É AGRADÁVEL AO NOSSO OLFATO

Existem muitas sensações e imagens positivas que vêm à cabeça quando pensamos no cheiro de chuva.

Estudos encontraram 3 motivos – 2 químicos e 1 cultural – que sugerem porquê o aroma da chuva é agradável ao nosso olfato.

Motivo 1: As plantas e seus óleos

Em um estudo de 1964, geólogos australianos determinaram que uma das razões para sentirmos esse cheiro particular é devido a uma mistura de óleos secretados das plantas em tempos de seca. Com a chegada da chuva após um período de estiagem, as plantas liberam essa mistura no ar.

Motivo 2: A Geosmina, o perfume da terra

Um dos compostos que são liberados juntos com os óleos das plantas é a geosmina. O “perfume da terra” é uma substância química produzida por micro-organismos. A geosmina é liberada no ar quando a força da chuva bate no solo e faz essas bactérias soltarem o composto de seus esporos.

A substância corresponde também ao cheiro que sentimos quando mexemos na terra.

Pesquisas também mostraram que o olfato humano é bastante sensível à geosmina e que algumas pessoas conseguem detectar o cheiro da substância mesmo em concentrações tão baixas como em 5 partes por trilhão. O composto é geralmente agradável para a maior parte das pessoas e chega a ser usado para conferir um aroma terroso em perfumes.

Motivo 3: A herança cultural

Há estudiosos da área da antropologia, porém, que analisam a sensação de prazer que temos com o cheiro da chuva sob outros aspectos.

Diana Young da Universidade de Queensland, na Austrália, mostra que associamos o aroma da chuva a uma série de imagens com representações positivas de vida, como a cor verde ou a figura de plantas.

Lembremos que a chuva representou uma necessidade para o plantio e para a sobrevivência em geral da humanidade. Portanto o cheiro da precipitação, pela hipótese antropológica, provoca sensações que estão relacionadas à bonança e sentidos de satisfação e prazeR



Gostou? compartilhe!